A Siemens PLM Software junto a Bentley Systems anunciaram uma solução integrada para empresas que fornecem projetos de capital com mais eficiência, combinando o portfólio do Teamcenter® com o ProjectWise da Bentley e seu Connected Data Environment (CDE). O Teamcenter é o sistema de gerenciamento de ciclo de vida de produto (PLM) mais utilizado no mundo, e o ProjectWise é a plataforma de colaboração de entrega de projetos para 43 das 50 maiores firmas de design globais da Engineering News Record. A nova oferta continua a aliança estratégica da Siemens e da Bentley, anunciada em 2016, e estenderá de forma exclusiva a visibilidade empresarial em todo o gerenciamento de programas de engenharia e construção de projetos de capital.
“Ao se tornar digital, o trabalho de engenheiros e construtores é cada vez mais voltado para o contexto digital e componentes digitais em torno e dentro de seus projetos de infraestrutura”, disse Greg Bentley, CEO da Bentley Systems. “Ao industrializarmos a entrega de projetos, é empolgante trabalharmos com a Siemens para ampliar o alcance dos fluxos de trabalho digitais do CDE, além dos projetos de capital individuais. Com a integração do Teamcenter PLM, as conexões dos gêmeos digitais do projeto agora podem se expandir para o contexto corporativo e detalhar os componentes fabricados - o avanço da infraestrutura por meio do DNA digital! ”
Os principais recursos para engenharia de sistemas e gerenciamento de requisitos no Teamcenter e a simulação do ciclo de vida de componentes projetados são agora complementados pelo CDE da Bentley para aproveitar um projeto de um gêmeo digital. Os gêmeos digitais do projeto automatizam o alinhamento digital e alteram a sincronização em toda a cadeia de suprimentos do projeto, permitindo revisões de status contínuas e abrangentes. A digitalização de uma planta desde o início de um projeto permite a agregação e disseminação de dados de forma escalonável e gerenciável. Conectando gêmeos digitais a um segmento digital consistente, as empresas podem reduzir os custos de entrega do projeto e evitar custos excessivos, e podem melhorar as margens operacionais aumentando a produtividade da planta e reduzindo a sobrecarga operacional. As empresas podem agora alcançar fluxos de trabalho digitais consistentes que abrangem a economia do projeto,
Nos setores de energia e serviços públicos, por exemplo, dadas as previsões atuais de energia, as empresas precisam trabalhar de forma mais eficiente e econômica ao implementar projetos de melhoria de capital. Tradicionalmente, esses projetos extremamente complexos e caros têm muitos grupos, além de engenharia e construção, trabalhando independentemente para impulsionar o projeto. Estendendo o Teamcenter por meio da entrega do projeto, o CDE permite a visibilidade ao longo de segmentos digitais de modelos 2D e 3D conectados, gerenciados dinamicamente para refletir o status do projeto. Isso permite a assimilação contínua de dados de projeto e engenharia, para ser visualmente e analiticamente acessível, conforme apropriado pelos membros da equipe em toda a empresa e cadeia de fornecimento. A incorporação de modelos de engenharia e construção de projetos de capital dessa forma integrada permite diversas simulações durante todo o processo de gerenciamento de projetos para antecipar problemas reais e tomadas de decisão mais informadas em virtude da compreensão em tempo real do impacto de qualquer alteração de projeto. A solução estará disponível para o mercado a partir do início de 2019.
“As empresas proprietárias / operadoras e de engenharia, compras e construção (EPC) precisam reduzir custos e entregar projetos com mais eficiência, e essa nova solução digital facilita processos de negócios orientados por dados para a otimização de projetos e da planta”, disse Tony Hemmelgarn, CEO da Siemens PLM Software. "Desenvolvida pelo digital twin, essa solução permite que os dados de engenharia fluam entre os participantes do projeto de capital e apoiará um amplo conjunto de casos de uso da indústria".