A Siemens comunica ter assinado acordo para adquirir a Atlas 3D, Inc., empresa dos EUA desenvolvedora de softwares para impressoras de sinterização direta de metais a laser (DMLS), oferecendo aos engenheiros de projeto orientações para a impressão e o suporte necessário estruturas para peças aditivas quase em tempo real. A Atlas 3D será integrada à Siemens Digital Industries Software, onde suas soluções expandirão os recursos de manufatura aditiva no portfólio de software Xcelerator.
De acordo com a Siemens, o software Sunata usa a análise de distorção térmica para fornecer uma maneira simples e automatizada de otimizar a orientação de criação de peças e gerar estruturas de suporte. Essa abordagem permite que o designer - e não o analista - realize essas simulações, reduzindo assim a análise de vazão que precisa ser conduzida pelo software Simcenter para que determinada peça atenda aos requisitos de design. A Siemens planeja disponibilizar a solução Atlas 3D por meio de sua rede on-line de manufatura aditiva.
“O software Sunata baseado em nuvem facilita para os designers determinar a maneira ideal de imprimir peças em 3D com alta qualidade e repetibilidade. A combinação da Sunata com as robustas ferramentas de fabricação de aditivos CAE no Simcenter permite uma abordagem 'certa pela primeira vez' para impressão 3D industrial”, disse Zvi Feuer, vice-presidente sênior de software de engenharia de fabricação da Siemens Digital Industries Software.
“O poder da Sunata é que ele dá condições aos designers de projetar com mais facilidade as peças que podem ser impressas, o que ajuda as empresas a obter mais rapidamente os benefícios da fabricação aditiva”, comentou Chad Barden, CEO da Atlas 3D.
A alta taxa de falhas de impressão 3D é um dos principais desafios que as empresas enfrentam ao alavancar a fabricação aditiva para a produção de grandes volumes. As peças geralmente precisam passar por várias repetições e análises antes que a orientação ideal da construção e as estruturas de suporte sejam determinadas. Normalmente, os designers não têm a capacidade de considerar fatores como orientação da peça, distorção e uniformidade de extração de calor em seu design.
O software Sunata da Atlas 3D resolve esse problema, oferecendo aos designers uma maneira rápida, fácil e automatizada de se aproximar muito mais de uma versão "certa na primeira vez". O Sunata é uma solução de software de fabricação aditiva de computação de alto desempenho e acelerada por GPU que pode fornecer resultados até cem vezes mais rápidos do que outras soluções de simulação de compilação no mercado. A computação acelerada por GPU é o emprego de uma unidade de processamento gráfico (GPU) junto com uma unidade de processamento de computador (CPU) para facilitar operações de processamento intensivo, como aprendizado profundo, análises e aplicativos de engenharia.
--
Texto retirado e disponível em Usinagem Brasil: