Sobre a INVEL
Fundada em 1990 por José Roberto Martins (sócio-fundador) e possuindo área total de 30 mil metros quadrados, a INVEL dispõe de uma localização estratégica por se encontrar em São Roque (SP), município vizinho a rodovias de extrema importância para os mais diversos segmentos da indústria, próximo aos mais importantes polos industriais do Brasil e em local benéfico aos fornecedores. Além disso, é notável o desempenho da empresa em beneficiar-se das malhas rodoviárias situadas na região, método esse que agiliza a logística de acesso aos demais polos industriais.
A INVEL destacou e difundiu-se pelo mercado nacional por meio do fornecimento de equipamentos para o setor de óleo e gás, onde, atualmente, configura-se como líder, comprovando, assim, a qualidade dos serviços prestados.
Ao mencionar projetos que a companhia deixou sua marca, destacam-se, em especial, as obras realizadas para o importante gasoduto Bolívia-Brasil. Ainda se demonstra válida a menção de que a empresa, além de entregar desenvolvimento e manufatura de equipamentos, também fornece serviços de manutenção e treinamentos nos projetos entregues.
Como missão, a INVEL carrega o lema de participar do desenvolvimento do mercado de peças industriais e de distribuição de água, mantendo um ambiente simples e inovador que prioriza a relação humana e o crescimento dos indivíduos, criando, dessa forma, uma base sólida para bons negócios.
Além disso, a companhia possui metas e exigências a cumprir em relação a padrões de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde.
“A empresa entende que a qualidade no atendimento e fornecimento de produtos, a minimização de sua interferência ambiental, a garantia de segurança e a proteção da saúde dos colaboradores são essenciais para a garantia de um excelente desempenho.”
Toda infraestrutura do grupo entrega á INVEL um ambiente completo para o desenvolvimento dos produtos, permitindo realizar internamente os processos de fundição, usinagem, soldagem e montagem dos equipamentos.
Dentre os produtos e tecnologias que a INVEL oferece para elevar a experiência do consumidor, tem-se:
- Válvulas de Controle, em PEAD, de Retenção, Macho, Macho I&D e Macho com Atuador
- Acoplamentos Elásticos
- Peças e Componentes Customizados
- Juntas de Isolamento Elétrico
- Transições Metal – PE
- Conexões Mecânicas
- Uniões e Tubos
- Embreagens Industriais
Sobre a Parceria
Durante depoimentos dados pela equipe de Engenharia e Marketing da INVEL para a SmartPLM, foi relatado que, antes da implementação da solução NX CAM Siemens no funcionamento da empresa, a programação de máquinas de fresamento e torneamento para operações de desbaste, acabamento e furação era feita manualmente, não havendo ferramentas para a programação digital.
Tal fato acarretava desafios como a possibilidade de ocorrência de erros por falta de simulações prévias, a demanda de maiores quantidades de tempo para programação e controle de qualidade peça por peça, imprecisão nos cálculos de tempo de cada processo e o aproveitamento reduzido do funcionamento das máquinas, uma vez que estas se encontravam paralisadas durante a programação.
Por estes motivos, notava-se uma queda da produtividade na empresa, que, por sua vez, repercutia negativamente e possuía consequências posteriores no mercado e na economia.
Entretando, o NX CAM chegou ao dia a dia da Invel para reverter a situação.
Além dos benefícios trazidos a partir da correção dos erros citados previamente, o NX também trouxe ganhos significativos no que diz respeito ao compartilhamento dos fluxos de informação, auxiliando a comunicação entre equipes. Ao realizar-se um procedimento, informações como Ficha de Processos, Ferramentas utilizadas, Posicionamentos, Simulações e toda a documentação do processo em geral sai diretamente para as mãos das equipes especializadas em análises.
Quando questionados sobre o desempenho do NX para o chão de fábrica, os engenheiros relataram que os operadores apresentaram feedbacks positivos por conseguirem compreender e visualizar plenamente as peças que usinam.
NX CAM na INVEL
O processo atual realizado na INVEL gira em torno da realização de toda a programação por meio do NX. Em seguida, simulações são efetuadas visando a diminuição de erros e a preservação da integridade das peças e ferramentas de corte. Por último, um tempo de usinagem é estimado, um pós-processador é gerado e a folha de processos é desenvolvida.
Ainda segundo a equipe de engenharia, os processos mais frequentes realizados na INVEL são, em máquinas de torneamento e fresamento, desbaste, acabamento e furação. Em adição, foi detalhado que a companhia possui uma vasta gama de máquinas para tais procedimentos: 3 tornos CNC, 2 centros de usinagem, 2 tornos convencionais, 1 furadeira radial e 1 fresadora manual.
Complementando o amplo portifólio de máquinas que a Invel possui, citam-se ainda impressoras 3D, máquinas de alto valor para a indústria 4.0 e para a manufatura aditiva.
Por tratar-se de uma solução completa e integrada, o NX CAM também possui módulos que abrangem impressões 3D e deposição de matéria-prima. Permitindo, dessa forma, a prototipagem de peças, o ajuste de escalas e validações de processos e resultados.
Quando questionados sobre questões de suporte, treinamento e apoio providos pela SmartPLM, a equipe da INVEL relatou que o time foi receptivo e atencioso a todos os momentos, sendo sempre presente para sanar dúvidas de prontidão.
Próximos Passos
A INVEL demonstra interesse em elevar ainda mais o número de peças programadas dentro do NX CAM e conseguir, de forma antecipada, validar quais são as melhores estratégias para cada uma das operações e caminho de ferramenta, acompanhando o código da máquina e, principalmente, mensurar tempos de processo antes mesmo de finalizar um projeto, tornando orçamentos mais assertivos e trazendo mais lucratividade para a empresa.
O uso de tecnologias para desenvolver equipamentos de qualidade sempre esteve no DNA da INVEL nesses 30 anos, diante disso, a SmartPLM e a Siemens serão parceiras que irão contribuir ainda mais no futuro da companhia.