Crie designs estéticos e exclusivos com modelagem generativa no Solid Edge

Um dos maiores desafios de novos componentes em projetos CAD é a economia de matéria-prima, fazendo com que o projeto generativo, a manufatura aditiva e a engenharia reversa trabalhem juntos. O Solid Edge enfrenta esse desafio, fornecendo aos usuários a tecnologia de última geração que reúne modelagem facetada (malha) e B-rep (baseada em recursos) em um ambiente unificado.

A modelagem convergente , incluída no Solid Edge 2020 , fornece uma forma de modelagem híbrida, permitindo que designers e engenheiros usem modelos de malha como se fossem modelos B-rep. Isso, combinado com a tecnologia síncrona, um recurso que combina modelagem direta com design paramétrico, faz do Solid Edge a ferramenta de design atual.

O valor da modelagem generativa no Solid Edge

Como as técnicas de projeto, como modelagem generativa, engenharia reversa e manufatura aditiva, usam geometrias triangulares baseadas em malha para referência, existe um problema: a maioria dos engenheiros de projeto trabalha em sistemas CAD que criam modelos de representação de contorno (B-rep), que são sólidos com base em recursos, modelos usando cilindros, planos, cones e outros elementos para criar o design. A modelagem facetada depende de uma malha.

Criar um ótimo projeto generativo a partir da engenharia reversa torna-se um desafio na hora de modificar o projeto usando um sistema CAD baseado em B-reps. Por outro lado, a conversão de digitalizações 3D em projetos finais não é difícil, mas você pode passar dias surfando esses projetos, a menos que esteja aproveitando a modelagem CAD b-rep. Os recursos de modelagem generativa no Solid Edge resolvem tudo isso combinando sólidos B-rep e modelos de faceta. Isso permite que os dados de cada um coexistam. Você também pode executar a modelagem baseada em recursos em um modelo de malha. A interação do usuário é tão perfeita que você pode até pensar que está trabalhando em um modelo b-rep quando não estiver.

O Solid Edge elimina a necessidade de escolher qual método CAD usar.  Você pode criar modelos estéticos com formato orgânico e prontos para produção, executando basicamente a modelagem baseada em recursos em peças baseadas em malha. Você também pode extrair superfícies de dados de malha em superfícies planas ou cilíndricas. Com a tecnologia síncrona no Solid Edge , você pode trabalhar diretamente nas superfícies das geometrias de malha digitalizadas em 3D, eliminando a necessidade de modelagem reversa demorada.

5 etapas para otimizar sua topologia de design no Solid Edge

Vamos supor que você queira projetar um suporte de eixo com os diâmetros de eixo e a distância central. O design tradicional do Solid Edge, fornecido abaixo, é perfeitamente adequado. Porém, há um grande problema, anteriormente não resolvido, de que o corpo não é otimizado para topologia. Em outras palavras, o design não está fazendo o melhor uso possível do material atribuído a ele.

Design Original Solid Edge

O design pode ser drasticamente aprimorado com a modelagem generativa no Solid Edge, aproveitando efetivamente seus recursos de otimização de topologia . A otimização da topologia otimiza o layout do material do corpo do projeto com um determinado conjunto de cargas, condições de contorno e restrições, com o objetivo de manter o desempenho máximo juntamente com o uso ideal do material.

  1. Na guia Design generativo, atribua um material à base do seu corpo de design não otimizado e crie um novo estudo.
  2. Defina o espaço de design e as regiões preservadas. O espaço do design permite selecionar a peça que precisa de otimização em um design com vários corpos (neste caso, a peça inteira) e as regiões preservadas são os recursos do design que não precisam ser otimizados e são necessários, como está no design final, como broca, furo, etc.
  3. Aplique as cargas (força, pressão ou torque) que a peça deve suportar em sua condição operacional.
  4. Defina as restrições (que parte do corpo será fixada ou fixada) quando estiver em operação. Essa é a parte mais importante do processo de otimização. A região próxima à parte fixa do corpo terá de suportar as tensões máximas induzidas. Assim, a saturação do material é observada em torno da região restrita pós-otimização.
  5. Agora vá para gerar. O pop-up terá dois seletores principais:

A qualidade do estudo determina a força do cálculo que entra na otimização. Uma qualidade de estudo mais alta precisa de mais tempo de computação.

A redução de massa permite determinar quanta massa precisa ser cortada do corpo. Você deve verificar se há massa suficiente no corpo para o computador trabalhar para otimizar sua topologia.

Generative Design Solid Edge

Ao encontrar o equilíbrio perfeito entre a redução de massa e a qualidade do estudo, projetos estéticos podem ser produzidos, resultando em massa reduzida com a mesma solidez estrutural. Para os engenheiros de projeto, praticar esse método de otimização ajuda a encontrar o equilíbrio certo entre redução de massa e qualidade do estudo.

BRASIL MANUFACTURING SUMMIT 2024

Brasil Manufacturing Summit 2024

Oportunidade para líderes, executivos e profissionais do setor de manufatura, que buscam incorporar as mais recentes tecnologias digitais e de automação em seus processos industriais. | Hotel Novotel São Paulo Jaraguá Conventions

 

COBERTURA

––

Assista Solid Edge University Brasil 2019 - cobertura Campinas-SP vídeo SmartPLM e SiemensAssista Solid Edge University Brasil 2019 - cobertura São Caetano do Sul-SP vídeo SmartPLM e Siemens