Daimler Trucks escolhe Teamcenter para substituir SMARAGD

A “Engineering.com” pode revelar que a maior fabricante de caminhões do mundo, a Daimler Trucks, está substituindo seu antigo sistema de banco de dados de produtos SMARAGD pelo software Teamcenter da Siemens Digital Industries Software. O SMARAGD está em uso pela Daimler desde pelo menos o ano 2000. Isso foi afirmado por fontes dentro da empresa.
O novo sistema baseado no Teamcenter será conhecido como Platon e se tornará o backbone de PLM dentro da empresa, substituindo o sistema legado SMARAGD. Entre outras coisas, o gerenciamento da lista de materiais (BOM), que é fundamental para a lucratividade, será feito dentro da estrutura da nova plataforma Teamcenter.
De acordo com a pesquisa da “Engineering.com”, quando a Daimler Trucks trocou os sistemas em 2015-2016, foi um acordo contendo cerca de 5.500 a 6.500 assentos. Embora os números ainda não tenham sido confirmados, é razoável supor que estamos falando de números próximo ao nível de negócio de hoje. Além disso, não há dúvida de que o investimento da Daimler Truck é um grande negócio.
Na página de CAD e design de produto, a Daimler Trucks já está trabalhando no carro-chefe da Siemens, o NX. Este empreendimento tem suas raízes em uma implementação do software em 2015 – 2016. Na época, a divisão de caminhões e ônibus foi incluída como uma unidade de negócios dentro do grupo Daimler Mercedes, mas desde então foi desmembrada em sua própria empresa listada.


O fabricante de caminhões número um do mundo
Como fabricante de veículos corporativamente independente, a Daimler Trucks é a maior fabricante mundial de caminhões pesados e tem aproximadamente 100.000 funcionários. A empresa une várias marcas sob o mesmo teto, incluindo: Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses, Mercedes-Benz, Setra, BharatBenz e FUSO.
Em 2021, as receitas da Daimler Truck atingiram cerca de $ 45 bilhões, o que tornou a empresa significativamente maior do que o Grupo Volvo e o Grupo Volkswagen na área de receita de caminhões.
A Daimler Trucks também trabalhou anteriormente em ambientes de software da Siemens Digital Industries no lado do PLM. Entre outras coisas, o sistema de banco de dados SMARAGD é construído sobre o predecessor do Teamcenter, o Metaphase.
Além disso, a empresa fez recentemente outros grandes investimentos em software da Siemens; por exemplo, do lado da simulação e análise onde tem uma grande instalação do StarCCM+.


Batalha Difícil Contra o Windchill da PTC
A Daimler Trucks é um player global de grande peso na indústria, que agora opta por construir seu ambiente de desenvolvimento de produto principalmente no software Siemens. Um palpite qualificado é que a rota da Daimler Trucks para o futuro será baseada em gêmeos digitais de acordo com o conceito da Siemens - e de preferência também com software Siemens.
“Engineering.com” também descobriu que a batalha final para qual solução a Daimler Truck escolheria seria entre a Siemens Digital Industries Software e a solução Windchill da PTC.


Mudança para NX CAD em 2015-16
O Grupo Daimler deu um grande passo em direção ao ambiente que tem hoje com a decisão por volta de 2015 de eliminar gradualmente o software CAD CATIA V5 da Dassault Systèmes, a fim de mudar para um ambiente de desenvolvimento de produto puro baseado no principal produto da Siemens em CAD, NX.
O fato de agora estarem avançando e expandindo o ambiente Siemens do lado do PDL, com o Teamcenter substituindo o banco de dados de configuração anterior e a solução legada SMARAGD, significa que a solução irá, entre outras coisas, lidar com a produção de BOM, que é uma das as peças mais críticas para o sucesso da indústria automotiva.
Afinal, poucas peças são mais críticas para o sucesso no desenvolvimento de veículos do que dados de BOM, estruturas e configuração de produtos, e ter ferramentas digitais eficazes para gerenciar isso é essencial. A configuração e o gerenciamento de BOM são, em suma, o pão com manteiga da indústria automobilística. A fabricação é literalmente sobre a produção de milhões de BOMs todos os anos. 
Resumindo, o gerenciamento de BOM está intimamente ligado a quão bem uma empresa terá sucesso nos negócios - e é talvez um dos fatores mais críticos na criação de lucratividade.


Uma indústria passando por mudanças dramáticas
A divulgação é em parte uma indicação de que outras instalações da Siemens funcionam bem e que a prática de visão tecnológica demonstrada pela Siemens para a Daimler Truck está em tal nível que é considerada capaz de cobrir as necessidades futuras em e-Mobility.
Esta última reveste-se de grande importância numa altura em que a indústria automóvel está a ser fundamentalmente reformulada, sobretudo com a eletrificação de todos os modelos de veículos, mas também relacionada com o desenvolvimento da autonomia, o que implicará grandes alterações na forma como se reconstroem os conceitos de transporte. O desenvolvimento de soluções de bateria e interação no contexto de veículos também é significativo.

 

Republicado - Retirado e Disponível em (Texto Original):

https://www.engineering.com/story/daimler-trucks-chooses-teamcenter-to-replace-smaragd-for-cpdm

WRITTEN BY: Verdi Ogewell / PUBLISHED: Dec 16, 2022

 

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