Mechtop valida a eficiência de seus transportadores personalizados com o Plant Simulation

Os suíços são conhecidos por muitas coisas: chocolate fino, queijo leve, instrumentos militares multifuncionais. A empresa de engenharia Mechtop AG, com sede no município suíço de Wangen bei Olten, pode estar adicionando sistemas de transportadores personalizados a essa lista.
Fundada em 1995 como uma empresa de manutenção de máquinas, a Mechtop posteriormente mudou seu foco para estruturas mecânicas personalizadas, como sistemas de transporte, principalmente para a indústria de alimentos e bebidas. "Em 2009, decidimos construir nosso próprio know-how de engenharia para tecnologia de transportadores", comentou Jürg Bachmann, chefe de tecnologia e produção da Mechtop AG.


Projeto de sistemas de transporte
Quando a Mechtop direcionou seu foco em 2009, precisava encontrar um programa de CAD adequado para projetar seus sistemas de transportadores. Foi por acaso que a empresa começou a usar o Siemens Solid Edge, um aplicativo familiar para o funcionário encarregado do projeto.
“O funcionário designado conhecia o Solid Edge e estava entusiasmado com a solução”, lembrou Bachmann. "Portanto, introduzimos o Solid Edge e nunca lamentamos essa decisão!"
 

Embora o Solid Edge fosse um bom software para os projetos mecânicos da Mechtop, a empresa logo percebeu que precisava de algo mais. Em uma proposta para uma grande operadora de cadeia de varejo de alimentos, a Mechtop havia projetado um sistema de transporte para uma planta de limpeza de embalagens. O cliente em potencial, impressionado com o design do sistema da Mechtop, queria ver uma prova de conceito antes de conceder o contrato lucrativo.
"Para convencer um cliente de que a planta atenderá aos requisitos, é necessário um gêmeo digital da planta, completo com seu comportamento e cenário de variáveis em tempo real", explicou Bachmann.


Uma prova de conceito rápida
Para atender à solicitação do operador da cadeia de varejo de alimentos e criar um gêmeo digital de seu design, a Mechtop precisava aumentar seu fluxo de trabalho de engenharia. "Estabelecemos o objetivo de poder visualizar as sequências de movimento de nossos sistemas de transporte em 3D", disse Bachmann.
Para atingir esse objetivo, Mechtop procurou o consultor de software Cytrus AG , um parceiro da Siemens com sede na Suíça. A Cytrus recomendou um aplicativo chamado Plant Simulation, parte do portfólio Tecnomatix da Siemens para manufatura digital. Com alguns dias de treinamento da Cytrus, a Mechtop começou a usar o Tecnomatix Plant Simulation para criar um modelo de seu sistema de transporte de limpeza de embalagens.
O sistema de transporte da Mechtop não era simples, pois precisava limpar 2.000 embalagens de alimentos por hora. Isso é uma embalagem a cada 1,8 segundos. O sistema de limpeza em linha incluía um empilhador, um desempacotador e uma zona de buffer para os recipientes de alimentos. Interrupções de até meia hora causariam escassez problemática de embalagens nas lojas no dia seguinte. Mechtop precisava mostrar que o design de seu sistema estava à altura da tarefa exigente de forma rápida, para receber o contrato de compra do projeto.
"Tivemos que cumprir um cronograma extremamente apertado", lembrou Bachmann. "A parte mais desafiadora foi fornecer uma prova de conceito para o desempacotador dentro de duas semanas."


Tecnomatix Plant Simulation
O Tecnomatix Plant Simulation fornece aos engenheiros uma estrutura hierárquica orientada a objetos para modelar processos de produção. Inclui ferramentas para simulação de eventos discretos, análise estatística, modelagem 3D, algoritmos genéticos, visualização gráfica, relatórios e muito mais.
 

"O Tecnomatix Plant Simulation permite que os usuários modelem, simulem, explorem e otimizem sistemas e processos que envolvem fluxo de material", disse Robin Vornholt, consultor sênior da Cytrus. "Usando simulação de eventos discretos e análise estatística, essas representações digitais permitem análise e otimização de fluxo de material e utilização de recursos com bastante antecedência."
Depois de receber seu curso intensivo em Tecnomatix Plant Simulation, os engenheiros da Mechtop trabalharam para criar a simulação do sistema de transporte. Eles implementaram rapidamente uma simulação de fluxo de material para provar a eficácia de seu design.
“Já modelamos o layout parametrizado de nossos projetos e componentes no Solid Edge. Criamos a lógica do sistema - o coração do nosso sistema - na prova de conceito com o Plant Simulation ”, explicou Bachmann. "O resultado nos convenceu e nos ajudou significativamente no processo de vendas para obter mais pedidos".
O resultado também convenceu o operador da fábrica, e Mechtop recebeu aprovação para construir um gêmeo digital completo. Para fazer isso, a empresa precisava integrar seu projeto mecânico original. Os engenheiros importaram os dados do Solid Edge diretamente no Plant Simulation através do formato de arquivo JT da Siemens, conectando perfeitamente o modelo mecânico e a lógica do sistema, de acordo com Bachmann.
"Isso funcionou imediatamente sem problemas", disse ele. "Nenhum software adicional foi necessário."
 

Em menos de dois meses, a Mechtop havia desenvolvido o gêmeo digital completo de seu sistema de transportador de limpeza de embalagens e demonstrado definitivamente que poderia atender aos requisitos. A empresa adquiriu com sucesso o contrato da fábrica de embalagens e Bachmann credita o Tecnomatix Plant Simulation por ajudar a Mechtop a cruzar a linha de chegada.
"O uso deste software torna a criação de modelos 2D / 3D de layouts complexos de forma rápida, dinâmicas,  e intuitiva", observou Bachmann.


Mechtop e o Plant Simulation hoje
Satisfeito com seu sucesso inicial com o Tecnomatix Plant Simulation, a Mechtop manteve o uso do software para validar seus projetos de sistemas de transportadores.
"Continuamos a confiar na solução Plant Simulation", disse Bachmann. “No momento, estamos construindo outro sistema com o objetivo de poder usar o fluxo completo de material em vários segmentos da indústria, podendo ser visualizados em 3D apoiando o desde o início do ciclo de vendas.”
 

De fato, a Mechtop está tão impressionada com o software de simulação, e planeja oferecer novos serviços com base no uso do Tecnomatix Plant Simulation.
"Estamos convencidos da solução e totalmente comprometidos com ela", proclamou Bachmann. “No futuro, gostaríamos de oferecer o know-how do Plant Simulation adquirido em projetos como serviço. Por exemplo, para virtualmente validar e otimizar novos casos de uso de sistemas ou prever erros de projeto antes que os sistemas sejam construídos. ”

--
Traduzido. Texto Original (Michael Alba, em 06 de Março de 2020) Retirado e Disponível em: https://www.engineering.com/DesignSoftware/DesignSoftwareArticles/ArticleID/20003/Mechtop-Conveys-the-Importance-of-Plant-Simulation.aspx#.XmlnRIZUi2Q.linkedin

 

Webinar Plant Simulation Alimenticias

Organize seu Mix de Produção de forma otimizada, combinando as variavéis de matéria-prima e misturas para elevar a produtividade. Identifique gargalos e planeje paradas estratégicas reduzindo setups.

COBERTURA

––

Assista Solid Edge University Brasil 2019 - cobertura Campinas-SP vídeo SmartPLM e SiemensAssista Solid Edge University Brasil 2019 - cobertura São Caetano do Sul-SP vídeo SmartPLM e Siemens