Cada cliente é único para a indústria do futuro. Personalização: Se encaixa como uma luva!

Um tênis de corrida em uma cor que combina com sua roupa favorita? Adaptado ao seu pé, tipo específico de esporte, e entregue em sua casa apenas alguns dias depois? Em breve, atletas profissionais - como os jogadores de futebol do FC Bayern - não serão os únicos que poderão se beneficiar de produtos personalizados. Com suas SPEEDFACTORIES, a adidas quer criar calçados esportivos personalizados para todos - prontos com um clique de mouse. A Siemens está contribuindo com as tecnologias digitais que fazem isso acontecer. Um enorme mercado futuro está por trás desse movimento.

A corporação global adidas, com sede em Herzogenaurach, Alemanha, planeja fabricar seus calçados esportivos digitalmente no futuro. O objetivo é tornar o processo de fabricação mais rápido, mais personalizado e mais flexível. No futuro, os consumidores configurarão seus próprios calçados esportivos personalizados diretamente na loja ou em seu laptop, farão o pedido e receberão seus sapatos pouco tempo depois. Na primeira fase, a quantidade de tempo necessária para projetar um calçado para vendê-lo na loja deve ser reduzida de vários meses para apenas algumas semanas usando o chamado SPEEDFACTORY - e deve levar apenas alguns dias ou mesmo horas o futuro. Em comparação, o desenvolvimento e fabricação de calçados esportivos por designers na Alemanha e fábricas na Ásia atualmente levam cerca de 18 meses, incluindo transporte.

 

“Nosso objetivo é estabelecer uma rede global de fábricas automatizadas que tragam as mais recentes tecnologias de ponta para cidades do mundo todo”, diz Gerd Manz, explicando a visão da empresa. Manz é vice-presidente de inovação tecnológica da adidas. Juntamente com sua equipe, ele já lançou muitos produtos de primeira linha com a marca adidas - tênis esportivos inovadores e que melhoram o desempenho, além de várias bolas de futebol para os campeonatos da Copa do Mundo e da Liga dos Campeões. Ele está convencido de uma coisa: “SPEEDFACTORY ajuda a facilitar a produção em massa comercial, para que cada consumidor possa obter o que quiser, quando quiser, no local - mais rápido do que nunca”.

Produção em massa personalizada - sim, é possível!

Na fase final de expansão, todos os processos no SPEEDFACTORY serão digitalizados. Como parceira da adidas, a Siemens está implementando a promessa de uma empresa digital. “O projeto SPEEDFACTORY tem tudo a ver com a rede de soluções digitais de ponta com fabricação industrial - ou melhor, conectando o ambiente de produção virtual com o da vida real”, diz Klaus Helmrich, membro do Conselho de Administração da Siemens AG. Especificamente, isso significa que os equipamentos de produção e os processos de produção serão projetados inicialmente como um gêmeo digital e otimizados. Só depois eles serão implementados no mundo real. “Isso torna a infraestrutura de produção altamente flexível e muito mais rápida, porque os erros podem ser corrigidos antecipadamente e tudo é idealmente projetado antes mesmo que a produção comece. E porque os dados do mundo real podem ser imediatamente reutilizados no estágio de planejamento virtual ”, explica Helmrich. Graças a essa digitalização universal e sistemática de toda a cadeia de valor - desde projetar um produto até produzi-lo, e ao mapeá-lo como um gêmeo digital - a Siemens está ajudando sua parceira adidas a obter um processo personalizado de produção em massa.

 

Produção do futuro

Digitalizar todo o processo de produção e mapeá-lo como um gémeo digital é apenas o primeiro passo que permite à adidas responder de forma muito mais rápida e flexível aos requisitos específicos do cliente. A longo prazo, o alto grau de digitalização também deve permitir que os SPEEDFACTORIES processem um alto grau de dados individuais do consumidor e produzam rapidamente pares únicos de sapatos que são adaptados aos pés das pessoas que os usam.

A implementação desta visão já teve um bom começo: a primeira SPEEDFACTORY está agora em operação em Ansbach, na Alemanha, e o primeiro grande projeto está em andamento com o lançamento do sapato AM4LDN, que é adaptado especificamente às necessidades e desejos. de corredores em Londres. Os sistemas de automação e o gêmeo digital da Siemens serão instalados nos próximos meses. No médio prazo, a adidas planeja produzir aproximadamente 500.000 sapatos por ano em Ansbach. Um segundo SPEEDFACTORY está sendo construído em Atlanta, Geórgia.

 

Tamanho do lote de 1 como uma oportunidade de mercado

Graças ao processo de produção extremamente flexível, o SPEEDFACTORY permitirá que a adidas responda mais rapidamente às tendências e às rápidas mudanças nas preferências dos consumidores. No momento em que a tendência está voltada para produtos de massa personalizados e até tamanhos de lotes de 1, isso representa uma enorme oportunidade de mercado. “Tudo o que fazemos é focado em nossos consumidores. Eles exigem o mais alto nível de individualidade e qualidade. Com o SPEEDFACTORY, podemos repensar completamente os processos convencionais e atender a essas altas expectativas ”, diz Manz, resumindo a abordagem. “Ao digitalizar a cadeia de valor, poderemos implementar novas inovações tecnológicas ainda mais rapidamente, fazer uso mais eficiente e transparente dos recursos disponíveis e, assim, responder de forma mais flexível às necessidades individuais de nossos consumidores - dar a eles o que quiserem. Quando eles querem.

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